Entrevista – Marketing Digital, moda e negócios: Onde Estamos e para onde vamos – Revista Joia & Cia ed. 117

 

Entrevista para a Revista Joia & Cia edição 117 sobre marketing digital, moda e negócios: “Onde estamos e para onde vamos”.

 

Vivemos um momento onde o digital não deve mais ser pensado como uma parte desconexa da estratégia empresarial ou até mesmo como algo apartado de nosso cotidiano. Devemos pensar o digital como a evolução das coisas, praticamente tudo ao nosso redor tem evoluído para o digital, a forma como consumimos informação e notícias, a forma como consumidos filmes, musica e claro a forma como estamos comprando.

E se não bastasse a evolução para o digital temos no meio de tudo isso as plataformas sociais que agregam mais uma camada de comportamento e personalização e não para por ai, cada vez mais temos também tudo se tornando, mobile, responsivo e vestível. Os pagamentos via smartwatch, compras sendo feitas por um relógio, buscas sendo executadas por voz, tudo isso junto e misturado impacta atualmente na moda, na forma como nos vestimos, compramos, nos relacionamos e claramente impacta os negócios. O empresário que não está pensando nisso, deveria.

No Brasil, praticamente 99% dos usuários de internet utiliza alguma mídia social, mais de 60% dos brasileiros estão conectados a internet. Um quarto dos consumidores brasileiros rejeitam marcas mal faladas na web. Para qualquer empresa, se preocupar como a marca está sendo vista e qual a opiniões dos consumidores é fator crucial. Vivemos a era onde o consumidor tem o poder de inverter a balança.

A cada 5 minutos usando o celular pelo menos 1 minuto é gasto com o Facebook ou Instagram. Vai muito além de rede social, o empreendedor deve ver essas ferramentas como grandes plataformas de marketing e negócios. Instagram Shop e Facebook Shopping estão sendo grandes catalisadores de vendas e uma fantástica vitrine de peças. Lojistas  e fabricantes devém começar o quanto antes a aderir a essas tecnologias.

Costumo dizer em palestras e para meus clientes que a internet é medida como “ano de cachorro” que popularmente é dito que cada 1 equivale por 7. Tudo acontece muito rápido, então as tomadas de  decisão devem ser feitas com agilidade e claro, com ótimo planejamento. Mas não se pode esperar muito, pois o digital já é uma realidade e o tempo pode engolir um bom negócio ou uma boa ideia.

Mas não vá pensando que apenas o tempo e a velocidade são os vilões. Vender na internet ou fazer uma boa gestão digital de marca não é um espaço para aventureiros, foi o tempo que curtir, comentar, ter seguidores serviam como indicadores. Essas são apenas métricas de vaidades. Como todo boa empreitada esteja cercado de bons profissionais, muito conhecimento e indicadores sólidos, pense em como o digital pode ajudar a aumentar o faturamento, melhorar o reconhecimento de marca, melhorar a margem de lucro e fazer o seu negócio crescer.

Matéria publicada pela revista Jóia & Cia ed.117