Entrevista – Profissão: Maquiadora – Revista Glamour

Sua mãe pode sonhar em ter uma filha médica ou advogada. É que ela não faz ideia de que sua paixão por make também tem futuro… Aos fatos: a indústria da beleza é poderosíssima – só no Brasil movimenta mais de R$ 38 milhões por ano*. Dentro desse cenário, a carreira de maquiador, considerada hobby e inferiorizada no passado, ganha cada vez mais popularidade no mercado de trabalho e se confirma como uma carreira rentável.

Se antes a divulgação boca a boca atingia dez pessoas, no digital ela alcança milhares”,

–  Fernando Souza, consultor e professor de marketing digital da São Paulo Digital School.

O BOOM DIGITAL

“Os tutoriais de beleza que bombam na internet deram mais visibilidade para a profissão”, garante Andrea Bisker, head do birô de tendências Stylus. “As pessoas querem aprender as técnicas e reproduzir os looks nelas mesmas ou nas amigas. E, nesse ciclo, elas descobrem que aptidão pode virar fonte de renda.” Já nas redes sociais, como Instagram e Facebook, o maquiador e o cliente se aproximam e o diálogo cresce. “Se antes a divulgação boca a boca atingia dez pessoas, no digital ela alcança milhares”, aponta Fernando Souza, consultor e professor de marketing digital da São Paulo Digital School.