Twitter Brasil no ar novamente!

Depois de todo o reboliço ocorrido hoje com o bloqueio do Twitter Brasil, finalmente ele voltou a funcionar logo após eu ter recebido uma ligação da empresa responsável por nosso domínio.

Graças a uma grande mobilização da blogosfera, twittosfera e todos os demais envolvidos  o assunto repercutiu e muito, foi noticia em vários portais e com isso situação foi normalizada com grande rapidez.

Prova de que realmente  a união faz a força e também grandes ações.
Como não poderíamos deixar de fazer estou re-postando aqui a “nota oficial” que publicamos no Twitter Brasil:

Aconteceu uma coisa muito chata com a gente nesta terça-feira, 09 de setembro.

Por causa de uma decisão liminar emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará o nosso blog foi retirado do ar. Porém, fomos a vítima de um caso que não tinha nada a ver com o nosso conteúdo.

Explicando:
Luizianne de Oliveira Lins, uma candidata à prefeita de Fortaleza, abriu um processo contra o Twitter. Um perfil fake com seu nome havia sido criado, e muito provavelmente por isso o pedido teria sido aberto (falamos em tom de hipótese, já que em momento algum a assessoria da citada ou do TRE falou conosco).

Nos detalhes da liminar que envolvia nosso blog, aparecia o seguinte texto no assunto do processo: “representação, propaganda irregular, internet, criação perfil falso, site twitter”. Rapidamente dá para perceber que o Twitter Brasil nada tem a ver com a história, certo?

Mas não foi assim que nos interpretaram. Cegamente, tiraram o blog do ar, e ficamos sem ação. A única ferramenta que tínhamos era a própria blogosfera, e assim que jogamos a “história” no ventilador rapidamente a indignação e revolta apareceu.

Após inúmeros posts e notícias em portais sobre o assunto, no final da tarde de terça-feira, a empresa responsável pelo registro do domínio entrou em contato conosco dizendo que houve um erro do tribunal, pedindo desculpas pelo engano e que a página já estava no ar novamente, entretanto com instabilidade durante as próximas 24 horas.

E agora, a história terminou? Não. Não podemos nos calar diante essa falta de maturidade e responsabilidade. Fomos atingidos por um problema que não tem a menor relação com o trabalho que desenvolvemos aqui. Nosso país vive uma situação lastimável, onde nossa justiça eleitoral não sabe nada sobre internet.

Pelo visto, o Twitterbrasil.org foi o escudo do Twitter.com, afinal, se não tivesse errado o alvo, a plataforma de postagem estaria então fora do ar? Agora, que o “escudo” foi tirado da batalha, o que vai acontecer?

Com certeza medidas serão tomadas após esse episódio. Se a gente tiver mais novidade, a gente conta.
Vale a pena conferir as publicações feitas sobre o assunto:

http://raquelcamargo.com/blog/2008/09/tre-atira-contra-o-twitter-e-acerta-a-vitima-errada/#comments

http://www.navegantes.org/index/2008/09/09/twitter-brasil

http://www.guravehaato.info/geek-life/politicos-mais-uma-vez-provam-que-nao-conhecem-nada-de-internet-twitterbrasil-fora-do-ar/

http://techlive.org/internet/tre-bloqueia-o-twitter-brasil

http://justplay.info/posts/twitter-fail-liminar-contra-twitter-tira-blog-do-ar/

http://mauriciogaia.com.br/frente/?p=52

http://dihitt.com.br/story/tre-atira-contra-o-twitter-e-acerta-vitima-errada

http://www.fernandosouza.com.br/2008/09/09/twitter-brasil-fora-do-ar-por-erro-judicial/

http://metiredesteocio.brogui.com/index.php/2008/09/o-tre-apronta-de-novo/

http://www.ladybugbrazil.com/2008/09/09/twitter-under-atack-in-brazil/

http://marioaragao.com.br/tre-ce-barra-o-blog-twitter-brasil/

http://claudiotoldo.wordpress.com/2008/09/09/tre-bloqueia-o-twitter-errado/

http://www.fundamentalconteudo.com/?p=534

http://dirceusrosa.wordpress.com/2008/09/09/mais-sobre-a-polemica-tre-ce-tse-e-twitter/

http://liberdade.blogueisso.com/2008/09/09/trece-tira-o-blog-twitter-brasil-do-ar/

http://blog.blogueisso.com/2008/09/09/twitter-brasil-e-os-tiros-que-saem-pela-culatra/

http://www.ataliba.eti.br/node/1703

http://filipekiss.com.br/blog/blogosfera/twitter-brasil-bloqueado

http://digg.com/politics/Twitter_under_attack_in_Brazil

http://tinyurl.com/6xcazj G1

http://tinyurl.com/5jfm9r IDGnow

http://tinyurl.com/5qydaa Blog da Folha

http://tinyurl.com/6p757f Jornalistas da Web

http://tinyurl.com/6pj9qc Portal Uai

http://tinyurl.com/6l8uww Uol Eleições

pixel Twitter Brasil no ar novamente!
 Twitter Brasil no ar novamente!

Fernando Souza

Fernando Souza é Publicitário, Palestrante, Professor de Marketing Digital e Redes Sociais e Empreteco. Atuante no mercado de comunicação digital desde 2002. Co-Fundador do blog Twitter Brasil (atualmente Twit Brasil), Professor na MBA Gestão e Estratégias para Comércio Eletrônico – Business School São Paulo, Professor na MBA Marketing, Consumo e Mídia On-line – Trevisan Escola de Negócios, Professor na Escola São Paulo de Economia Criativa, Professor na Ecommerce School – A primeira escola brasileira especializada em comércio eletrônico, Professor na Konfide – Escola de Marketing Digital. Ministrou palestras e workshops para diversas instituições entre elas: PUC-SP, Beans!, WordCamp, Teia-MG e ESALQ-USP, USCS, Anhembi Morumbi, etc. Já desenvolveu projeto para clientes como: Ticket Edenred, Big X Picanha, Julio Okubo, Alpargatas, Corinthians, Abril, HSM, Faculdade Mauá e Microsoft Você pode conhecer um pouco mais de Fernando Souza no LinkedIn, Twitter, SlideShare, Flickr, Facebook ou se preferir pode enviar um e-mail falecom@fernandosouza.com.br.

More Posts

Follow Me:
twitter Twitter Brasil no ar novamente!facebook Twitter Brasil no ar novamente!linkedin Twitter Brasil no ar novamente!